Como o agachamento pode fortalecer as pernas e os glúteos?

Como o agachamento pode fortalecer as pernas e os glúteos?

O exercício de Agachamento é famoso por trabalhar a musculatura das coxas e glúteos de forma bem completa. E sua fama não é em vão, realmente o agachamento é um excelente aliado para quem deseja melhorar a musculatura desses músculos.

O agachamento trabalha o quadríceps femural, o glúteo médio, o glúteo máximo, bíceps femural (músculo posterior da coxa) e também os músculos abdominais e lombares.
O exercício pode ser realizado com algumas variações. Com essas variações é possível direcionar o foco do exercício.

Se acaso a intenção também for trabalhar os músculos do braço, basta praticar uma variação na qual a sustentação da carga seja nos braços.
Mas o agachamento só é bom para formar músculos bonitos? Claro que não!

Realizando o agachamento, é possível facilitar as tarefas diárias de sentar e levantar de uma cadeira ou sofá, por exemplo. Se for realizado com carga o exercício também pode melhorar a capacidade cardiorrespiratória pelo fato de trabalhar ser um exercício intenso que trabalha uma grande quantidade de músculos e articulações.

Claro, é necessário que a respiração durante o exercício seja feita de maneira correta, inspire ao flexionar os joelhos e expire ao se levantar. Como o exercício de agachamento trabalha os músculos que envolvem o abdômen e a lombar, se realizado corretamente e sem sobrecarga exagerada, ele pode melhorar a postura e ainda prevenir que problemas na coluna venham por falta de fortalecimento.

Mas é necessário sempre utilizar o bom senso. Se a carga for pesada a ponto de fazer você arredondar as costas, curvando-a para frente, é melhor diminuir a carga.

Relacionados

Close Menu